Comissão de Estudos da Coderp ouviu assessor comercial da empresa

Segundo o secretário de Governo, um plano de recuperação da Coderp está sendo analisado
Comissão de Estudos da Coderp ouviu assessor comercial da empresa

A Comissão Especial De Estudos Da Coderp ouviu na tarde desta terça-feira, 18 de janeiro, o assessor comercial da empresa, David Sierra de Almeida Fagundes.

A reunião foi conduzida pelo presidente da CEE, André Rodini (NOVO), e acompanhada pelos vereadores e membros da comissão, Gláucia Berenice (DEM) e Renato Zucoloto (PP).

O funcionário relatou que suas funções são relativas a promoção de vendas, área de comunicação e parcialmente assessora a presidência. Também esclareceu que a função não era ocupada a 15 anos, e que todo contrato comercial está sob sua responsabilidade.

Explicou que a Coderp tem mais de 15 clientes, entre as empresas indiretas, as secretarias e algumas empresas privadas.

Questionado pelo presidente sobre o motivo da Coderp não ter participado da licitação do projeto Guardiões da Cidade, mesmo sendo a maior detentora de fibras óticas do município, com aproximadamente 135 km, segundo informou o assessor, que explicou que todo o projeto foi desenvolvido com a ajuda da Coderp, que participou da primeira fase, mas por motivos que não são pertinentes ao cargo dele, a empresa não participou da licitação.

A falta de estrutura de um departamento comercial foi apontada como uma das grandes dificuldades em captar novos clientes. E ressaltou que a Coderp tem funcionários capacitados para participar de licitações.

Sobre o lucro ou déficit financeiro atual da Coderp, David explicou que a Coderp já chegou a ter um faturamento anual de R$ 100 milhões, e atualmente fechou o ano com apenas R$ 35 milhões, mas não existe déficit.

Dos produtos que a empresa oferece, apenas dois são os que oferecem lucro, o Diário Oficial, que conta com cerca de 26 clientes, e a fábrica de software, que mantem 140 softwares licenciados.

A expansão da fibra ótica é uma possibilidade, visto que alguns bairros não são beneficiados com essa tecnologia.

O planejamento estratégico deste ano da empresa foi prejudicado em consequência de muitos casos de Covid entre os funcionários, gerando afastamento dos mesmos.

A recente participação em uma feira na cidade de Olimpia, gerou para a empresa bons contatos com as prefeituras de Piracicaba, Ourinhos e Araçatuba.

Como principal acionista da Coderp, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, através do secretário de Governo, Antonio Daas Abboud, explicou que a Coderp que vem cumprindo o parcelamento dos débitos tributários, e que o caixa da empresa supre as despesas, mas não o parcelamento, e sendo a Prefeitura Municipal seu principal acionista, legalmente é responsável por estes pagamentos. E estes aportes poderão ser feitos através de mudança de rubrica ou de projeto enviado à Câmara. Um plano de recuperação da Coderp está sendo analisado, segundo o secretário.

Ao final o presidente da CEE comunicou o encerramento das oitivas, e que agora os membros irão analisar os dados coletados para gerar um relatório final que será encaminhado ao Prefeito Municipal.

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Allan S. Ribeiro (MTB 0081231/SP)